Possíveis Mudanças


Foto da Internet (desconheço o autor)
A todo momento pensamos possibilidades de mudanças em tudo, seja no nosso dia a dia em casa, com nossos familiares; no convívio com os amigos, com os colegas de trabalho; na decoração de casa, enfim, nosso cérebro está sempre trabalhando as variantes em nosso jeito de ser, de viver e de conviver. Isso, para mim, é muito saudável e nesse pensamento podemos, também, verificar as falhas em nosso comportamento e tentar consertá-las. Ainda bem que temos a possibilidade de mudanças, pois isso torna a vida mais agradável, tanto para nós mesmos, como também para os que nos cercam.
Falo isso, creio que por causa da idade que vou ganhando, afinal de contas não sou mais uma criança nem tampouco um adolescente que começa a conhecer a vida. Sou uma pessoa que encontra-se em fase de repensar e de auto analisar meu comportamento diante da vida.
As nossas expectativas em relação ao outro, isso é uma outra estória que talvez nos aborreça um pouco, mas de qualquer forma, cabe a nós mesmos nos mostrarmos receptíveis, aceitando e tentando amadurecer a ideia de que nem todos pensam ou agem igual... cada um tem a sua individualidade que devemos respeitar.
Nestes dias em que aguardamos a chegada de um novo ano, o mundo inteiro encontra-se receptivo, agradável, esperançoso e sobretudo afetuoso... Aproveitemos este momento para exercitarmos o pensamento de mudança. Isso nos tornará pessoas muito mais felizes e mais saudáveis, pois toda mudança, quando positiva, é um santo remédio para a alma.
Tornemos a nossa alma mais leve.
Sejamos mais agradáveis.

Desejo a você toda a felicidade do mundo, que 2011 e os anos que virão depois dele se tornem um berço de realizações, de alegrias e de possíveis mudanças.

Luiz Malvino
30-12-2010

Vida de Luz

foto: luiz malvino

Eu hei de sempre bendizer o nome de José e de Maria com muita admiração e alegria. Imagine que naquela época a vida era muito difícil para a mulher, ainda mais na região em que os dois viviam. O casamento era um ato consumado com a imposição do pai das famílias e isso era levado a sério pelos jovens que nem se conheciam e já eram pretendentes.

Naquela época a fé era muito maior do que nos dias atuais e foi esse sentimento que moveu a união dos dois. Maria já havia concebido em seu ventre aquele que viria a ser o Salvador do Mundo, uma obra do Espírito Santo, e isso se torna público, mais tarde, nas Escrituras Sagradas. José com toda a sua simplicidade, acreditando nas palavras da sua pretendida, se casa com ela e assume a paternidade, que para muitos seria duvidosa, motivo até de apedrejamento em praça pública. O fato, naqueles dias poderia arruinar a vida de dois seres dispostos a viverem como marido e mulher.

Quem, apesar da fé, poderia dar crédito a tal estória? Somente o José !!! Um homem simples, trabalhador - artífice e sobretudo dotado de uma honestidade inquestionável.

Ao assumirem a cria, presente do Divino, vivem a esperança de dias de paz para ambos e partem a procura de abrigo e assim poderem proteger-se para a chegada do primogênito sagrado.

Jesus nasce e a partir de então muda o rumo de toda a humanidade. A história nos conta todas as maravilhas que somente um ser de luz poderia proporcionar ao mundo.

O NATAL, que significa nascimento é o momento exato para reflexão. Seguindo com fé os atos e os ensinamentos Daquele que morreu para nos salvar, prometendo-nos a vida em abundância junto dos eleitos pelo nosso Pai Celestial, poderemos merecer tamanha honraria.

Que a humanidade receba, sem aviso prévio, de surpresa, como um presente divino todas as benesses prometidas, para que então possamos tornar a vida mais bela, feliz e cheia de luz.


Luiz Malvino
24-12-2010

Censo 2010

Tenho ouvido muitas asneiras por ai. Asneiras ditas por pessoas ligadas a prefeituras municipais, pessoas ligadas a imprensa (gente que devia se informar melhor sobre os fatos), pessoas sem escrúpulos, que falam o que querem, sem pensar ou pelo menos se interar previamente do assunto falado, criticando os trabalhos do IBGE sem o devido conhecimento do assunto.
Agora é a vez do Censo 2010 entrar na berlinda. Afinal de contas é muito dinheiro que rola nessa história de quantitativo populacional municipal.
Nas reuniões das CMGE's, que são as Comissões Municipais de Geografia e Estatística que o IBGE promove para interar, dentro dos municípios, as entidades e pessoas ligadas as questões municipais, sobre os assuntos referentes aos resultados que o Censo promove, quando o técnico expõe sobre o que é população residente para o IBGE acontece um rebuliço na platéia. A desinformação sobre a metodologia da pesquisa do IBGE causa uma estranheza nas pessoas. Quando se diz que não tem nada a ver a quantidade de relógios de energia elétrica instalados no município com a quantidade de domicílios contados; quando se afirma também que não tem nada a ver o quantitativo de eleitores com a quantidade de habitantes residentes no município o rebuliço aumenta.
Ora, num terreno ou propriedade podemos ter vários domicílios, como também, mesmo tendo várias construções nesse terreno ou propriedade, para o IBGE pode ser somente um domicílio. Vamos lá decifrar este enigma:
Para que se possa considerar vários domicílios em uma propriedade, não basta que se tenham vários relógios de energia elétrica instalados no local. Pois uma casa pode ter mais de um relógio de energia elétrica instalado nela. Para o IBGE é preciso que as unidades construídas naquele local sejam separados e independentes simultaneamente. O que é isso? Separação: é um critério atendido quando o local de habitação é limitado por paredes, muros ou cercas e coberto por um teto, permitindo que as pessoas que nele habitam se isolem das demais para dormir, preparar e/ou consumir seus alimentos, protegendo-se do meio ambiente, arcando na totalidade ou em parte das despesas de alimentação ou moradia; e Independência: é o outro critério, que deve ser atendido conjuntamente com o da Separação, que já vimos, e que ocorre quando o local de habitação tem acesso direto permitindo aos seus moradores entrar e sair sem a necessidade de passar por locais de moradia de outras pessoas. Ok! Agora deciframos o enigma e já sabemos como detectar se em uma propriedade ou terreno tem um ou mais de um domicílio. Isso é muito importante no cômputo geral de domicílios em um município.
Agora, quanto a população do município devemos levar em conta o local habitual de moradia da pessoa e que nele se encontrava na data de referência da pesquisa. No caso do Censo 2010 era a noite do dia 31 de julho para 01 de agosto de 2010; embora ausente na data de referência, a pessoa tenha o domicílio como residência habitual, desde que a ausência não seja superior a 12 meses por motivos de viagem a passeio, de serviços, de negócios, de estudos, etc.; de internação em estabelecimento de ensino ou hospedagem em outro domicílio, pensionato, república de estudantes, visando facilitar a frequência a escola durante o ano letivo; por detenção sem sentença definitiva declarada; por internação temporária em hospital ou estabelecimento similar; e embarque a serviço (militares, petroleiros). Em todas essas situações é importante certificar-se de que a ausência não ultrapassou 12 meses, período considerado até a data de referência, que é a noite de 31 de julho para 01 de agosto de 2010.
Independentemente do período de afastamento do domicílio de origem, a pessoa será considerada como moradora no local onde se encontrava na data de referência, em decorrência de internação permanente em sanatórios, asilos, conventos ou estabelecimentos similares; moradora em pensionatos e que não tinham outro local habitual de residência; condenada com sentença definitiva declarada; migrou para outras regiões, em busca de trabalho, e lá fixou residência.
É muito importante destacar aqui, nesta postagem, que essas e muitas outras informações referentes ao Censo 2010 estão contidas no Manual do Recenseador e foram passadas aos Recenseadores em um longo treinamento antes da coleta.
Espero ter esclarecido a dúvida que pairava no ar referente a população recenseada em 2010.

Até a próxima !!!

Luiz Malvino
07dez2010

Amigos Censitários

Este foi um Censo que, apesar de muito trabalho, nos proporcionou grandes momentos de alegria. As amizades são o ponto chave dessa alegria. Todos, sem exceção, são por mim considerados meus amigos: ACM's, ACS's, REC's, ACI, PA.

Acredito no que fica além das obrigações trabalhistas, além das jornadas e das etapas de trabalho, que juntos fomos galgando e ganhando pontos positivos pela nossa perseverança. Pois é: lutamos bastante para não deixar a peteca cair - e ela não caiu graças ao nosso malabarismo.

Fizemos o concurso: passamos; fomos treinados para a pré-coleta: precoletamos (ufa!!!! quanto trabalho); fomos treinados para a coleta, depois treinamos os Recenseadores: e coletamos, vencendo mais essa tarefa árdua e longa do nosso trabalho. Trabalho esse que nos promove e nos deixa a certeza de que podemos muito quando somamos forças e nos unimos num ideal, seja ele qual for...

Quero agradecer a todos que formaram essa equipe de amigos trabalhadores que não fugiram a luta e que venceram essa batalha com louvor.

A vida continua, as batalhas vão surgindo a cada momento, a cada situação a nossa frente, a cada dia que surge, a cada despertar... E é isso que nos torna pessoas de valor e é assim, que no futuro, poderemos relembrar com alegria os momentos de raro prazer que a vida nos proporcionou e poderemos dizer, sem sombra de dúvida, que somos vitoriosos.

Um grande beijo no coração de cada um e desejo muitas felicidades nessa caminhada rumo a um futuro de vitórias.

Luiz Malvino
02/dez/2010