O relógio e a bússola

Recebi um e-mail de uma colega de trabalho me indicando a leitura do livro "Escolhas" do médico (psiquiatra) Roberto Aylmer. Ela assistiu uma palestra do médico, na qual ele fez uma citação do seu livro, contando as suas experiências em orientações a pessoas nos vinte anos de trabalho no ramo da psiquiatria, no sentido de impulsionar as pessoas à decisão de um rumo certo para o sucesso.

"A dificuldade em alinhar as prioridades se deve ao uso das ferramentas que escolhemos para tomar decisões: o relógio e a bússola. O relógio representa tanto os compromissos imediatos (crises, reuniões, os horários e as atividades) como também as coisas que tenho ao meu alcance agora, os meus prazeres imediatos. A bússola representa nossa visão, valores, princípios, missão, consciência e direção, e as coisas que digo serem importantes no meu futuro como saúde, consciência limpa, uma relação feliz e uma família saudável. São coisas que dizemos importantes na vida." defende o psiquiatra.

E eu Malvino, como simples mortal que sou, dou razão ao médico e parabenizo-o pelo seu trabalho e acrescento que realmente ao confrontarmos o relógio e a bússola nosso impulso, de presente, nos leva a ouvir a voz do coração, pois esta normalmente fala mais alto, nos influenciando e enraizando em nossos pensamentos suas súplicas, causando-nos posteriores desprazeres. O tempo que o relógio nos mostra é muito momentâneo, imediato, apressado... Nossos atos devem ser pensados, medidos, analisados antes de uma solução final. Aí estamos seguindo o pensamento que estabelece a arrumação das ideias, dando um rumo certo, um posicionamento, uma direção exata às nossas vidas. É a bússola nos dando uma orientação, nos aconchegando, nos livrando das inquietações...
Podemos e devemos a qualquer momento escolher nossos caminhos e atitudes sem enredarmos aos embaraços da vida. Devemos optar ao relógio ou à bússola, porém a decisão não deve ser dada somente sob o ponto de vista emocional. As emoções nos embaraçam a visão de futuro e é nele que devemos sempre focar.

Bom fim de semana para os amigos e até a próxima.

Luiz Malvino
03jun2011

Nenhum comentário: