Ser Humano

É impressionante a nossa pequenez diante da Criação Divina e cada vez mais me impressiona e me apraz a certeza de que nada mudará essa realidade.
Somos parte da criação, nada desse mundo é de nossa propriedade e nem temos o poder de modificar a engrenagem natural desse sistema.
Cabe-nos a contemplação pela graça de aqui estarmos.
Cabe-nos o envolvimento e a preservação da vida.
Cabe-nos o contentamento por sermos, simplesmente e tão somente humanos...

Luiz Malvino
28jun2011

COMPROMETIMENTO

É PRECISO SERIEDADE.
É PRECISO VESTIR A CAMISA ENQUANTO SE MANTÉM A PALAVRA DE UM CONTRATO, ATÉ MESMO QUANDO ESSE CONTRATO É VERBAL E MUITO MAIS AINDA QUANDO HÁ UMA FORMALIDADE. ISSO CHAMA-SE COMPROMETIMENTO...
FALTA MUITO A ESSA GALERA DE HOJE O CUMPRIMENTO DA PALAVRA...
FALTA MUITO A ESSA GALERA DE HOJE A SENSAÇÃO VERDADEIRA DE PRAZER DE ESTAR DIANTE DE UM PRIMEIRO CONTRATO, MESMO QUANDO NÃO É ESSE O SEU IDEAL...
IDEAIS SÃO GALGADOS COM O TEMPO E ISSO EU POSSO DIZER DE CADEIRA.
O MEU LEMA É SEMPRE FAZER O MELHOR, COM SERIEDADE E MUITA SATISFAÇÃO.
MESMO QUANDO NÃO SE TEM O RECONHECIMENTO, O IMPORTANTE É DAR O SEU MELHOR.
E O MELHOR, A PRINCÍPIO, É CUMPRIR A PALAVRA INICIAL COM ZELO E COMPETÊNCIA...
O IMPORTANTE É VIVER A EMOÇÃO DE SER ÚTIL, POIS ISSO NOS TRARÁ O PRAZER DO DEVER CUMPRIDO.

Agradecimentos

No dia dos namorados voltei a Nova Friburgo para cantar depois de um
certo tempo de quietude e matei as saudades daquela casa que eu gosto
tanto de cantar e que agora reabriu com toda força. É o Chacai. Um lugar
aconchegante e de muito bom gosto...
Devo agradecer ao Ademarzinho, ao Marcelo, a Sandra a Diva e toda a
equipe pelo convite e parabenizá-los pela iniciativa da reabertura dessa
casa maravilhosa.
Quero agradecer, também, aos amigos que curtiram e me aplaudiram nesses
dois finais de semana de muita música no Chakai. Outras noites musicais
virão por ai e a gente vai curtí-las juntos. Você na platéia, me
apoiando, como sempre, e eu fazendo de tudo para tornar a noite mais
agradável para todos nós.
Felicidades a todos e até a próxima...
Luiz Malvino
21jun2011

Meio Ambiente


Olá,
Hoje se comemora no mundo inteiro o dia do meio ambiente. Bom para nós que habitamos este planeta que nos pede socorro a todo instante. Afinal de contas junto com a comemoração sempre se ganha em conscientização. Nunca é tarde para se aprender algo e em se tratando de meio ambiente temos uma infinidade de coisas a aprender.
A primeira coisa - e a mais importante - é que devemos deixar um mundo habitável para os nossos filhos e eu tenho a certeza que por mais que se corra atrás de soluções para este feito será impossível. Temos pouquíssimo tempo para isso. Toda a destruição causada ao Planeta até o momento não será desfeita de um momento para o outro como um passe de mágica. Qualquer benfeitoria direcionada ao meio ambiente será bem-vinda e isso cada um de nós pode fazer. Não devemos ficar esperando uma ação dos nossos governantes, afinal de contas os interesses deles são outros e isso é assunto para uma outra conversa. O que devemos fazer no momento é educar os nossos filhos, mostrando a eles, através de nossas ações o modo correto de se cuidar do mundo em que vivemos.
Nunca se falou tanto em preservação da Mata Atlântica, despoluição de rios e lagos, reciclagens... E é claro que alguma coisa nesse sentido os nossos governantes também têm feito, afinal de contas eles têm que prestar contas, mostrando algo interessante por tanto dinheiro arrecadado em impostos. Mas isso ainda é muito pouco. A Terra está muito castigada. O bicho homem acordou muito tarde. A destruição tomou um vulto gigantesco e o que nos resta é começar a frear esse rolo compressor que destrói o nosso habitat. O simples fato de jogar a guimba de cigarro e o papelzinho de bala no chão já mostra a nossa falta de zêlo pelo nosso Planeta. O lixo urbano é o grande monstro que pode destruir por completo o nosso mundo. Pensemos melhor antes de produzir lixo, analisando o que pode ser reaproveitado ou reciclado. Leve a sua própria bolsa retornável quando for fazer as suas compras no Supermercado. Toneladas de sacolas plásticas por dia poluem o nosso País. Imaginem o Mundo.
Pense nisso !!!
Os nossos filhos estão nos observando.
Cada vacilo nosso pode ser um aprendizado para eles. Eles repetem o que fazemos e tomam isso como certo. Então vamos ensiná-los verdadeiramente correto.
A Mãe Terra agradece tudo de bom que nós fizermos por ela e nos retribuirá com mais pureza.
Sejamos bons filhos e respiraremos muito melhor e descansaremos com muita paz.

Luiz Malvino
05jun2011

O relógio e a bússola

Recebi um e-mail de uma colega de trabalho me indicando a leitura do livro "Escolhas" do médico (psiquiatra) Roberto Aylmer. Ela assistiu uma palestra do médico, na qual ele fez uma citação do seu livro, contando as suas experiências em orientações a pessoas nos vinte anos de trabalho no ramo da psiquiatria, no sentido de impulsionar as pessoas à decisão de um rumo certo para o sucesso.

"A dificuldade em alinhar as prioridades se deve ao uso das ferramentas que escolhemos para tomar decisões: o relógio e a bússola. O relógio representa tanto os compromissos imediatos (crises, reuniões, os horários e as atividades) como também as coisas que tenho ao meu alcance agora, os meus prazeres imediatos. A bússola representa nossa visão, valores, princípios, missão, consciência e direção, e as coisas que digo serem importantes no meu futuro como saúde, consciência limpa, uma relação feliz e uma família saudável. São coisas que dizemos importantes na vida." defende o psiquiatra.

E eu Malvino, como simples mortal que sou, dou razão ao médico e parabenizo-o pelo seu trabalho e acrescento que realmente ao confrontarmos o relógio e a bússola nosso impulso, de presente, nos leva a ouvir a voz do coração, pois esta normalmente fala mais alto, nos influenciando e enraizando em nossos pensamentos suas súplicas, causando-nos posteriores desprazeres. O tempo que o relógio nos mostra é muito momentâneo, imediato, apressado... Nossos atos devem ser pensados, medidos, analisados antes de uma solução final. Aí estamos seguindo o pensamento que estabelece a arrumação das ideias, dando um rumo certo, um posicionamento, uma direção exata às nossas vidas. É a bússola nos dando uma orientação, nos aconchegando, nos livrando das inquietações...
Podemos e devemos a qualquer momento escolher nossos caminhos e atitudes sem enredarmos aos embaraços da vida. Devemos optar ao relógio ou à bússola, porém a decisão não deve ser dada somente sob o ponto de vista emocional. As emoções nos embaraçam a visão de futuro e é nele que devemos sempre focar.

Bom fim de semana para os amigos e até a próxima.

Luiz Malvino
03jun2011

Eu, pescador

Olá amigos,

Milton Nascimento se supera e trás em seu mais novo CD "E a gente sonhando..." uma coleção de novas pérolas. Imperdível...
Fica a minha sugestão para os que admiram o cantor e compositor que - para o nosso deleite - não perderá nunca a sua veia inspiradora.

Em "Eu, pescador" música poema de autoria de Clayton Prosperi e Haroldo Jr. O artista - e por que não chamá-lo de poeta cantador? - compara o sentimento do pescador solitário com os abismos do mar. Ele conhece esses abismos e os explora em sua canoa quando parte deixando tudo para trás em busca de um sonho. Esse sonho é o seu bem encantado feito as calmarias do mar. Por causa dos vendavais ele troca esse mar pelos rios e aporta, esperançoso, porém sem ansiedades, se guardando para o seu possível bem quando o encontrar. Esse felizardo bem, será presenteado com o mais puro beijo de amor, guardado a sete chaves somente para ele e os mais lindos adornos trazidos do mar.

Luiz Malvino
03jun2011


EU, PESCADOR     http://www.youtube.com/watch?v=aUT4c3XtWSw


E VAMOS EU E A SOLIDÃO A CAMINHO DO MAR
CANOA E CORAÇÃO DEIXAM P'RA TRÁS A TERRA, O CAIS...
PARTEM BUSCANDO VENDAVAIS
AH! MEU PEITO DE SONHADOR SABE OS ABISMOS DO AMOR
COMO A CANOA OS DO MAR

EU QUE FIZ DOS MEUS SONHOS MEUS NAVIOS
EU QUE FIZ VELAS DE RIMAS
DE CANÇÕES O MEU PESQUEIRO
EU QUE ARMEI REDES DE ESTRELAS
AINDA ESPERO ENTRE ANZÓIS E SEREIAS
QUEM FICOU DE ME ENCONTRAR

DE SOL EM SOL CRUZANDO O MAR CALMARIAS SONHEI
NO CORAÇÃO A PAZ DE QUEM PROVOU DO QUERER BEM
MAS SOPRAM TANTOS VENDAVAIS
AH! MEU PEITO DE PESCADOR SABE QUE A LUA PASSOU
FINDA A MARÉ DE PESCAR

EU QUE DEI OS MEUS SONHOS, MEUS NAVIOS...
QUE TROQUEI MARES POR RIOS
QUE APORTEI O MEU PESQUEIRO NAS PARAGENS DO DESEJO
'INDA GUARDO P'RA ALGUÉM O MEU BEIJO E ADORNOS DE CORAIS

MILTON NASCIMENTO (DO CD "E A GENTE SONHANDO..."
AUTORIA: CLAYTON PROSPERI E HAROLDO JR.

Presente

Cada manhã uma surpresa
Cada dia um sorriso a iluminar a vida
Cada ser um presente e um mistério a desvendar

Luiz Malvino