PNAD - 41 ANOS

A pesquisa anual que mostra a realidade de uma nação está completando 41 anos de existência e neste ano entra em campo trazendo um suplemento especial, que aprofunda questionamentos sobre tabagismo.
O suplemento entitulado PTAB - Pesquisa Especial de Tabagismo em Pessoas de 15 Anos ou Mais de Idade, é uma parceria que o IBGE faz com a Organização Pan-Americana da Saúde, Organização Mundial da Saúde, Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC), Johns Hopkins Bloomberg School Of Public Health (JHSPH), Fundação CDC, Filantropias Bloomberg, Instituto Nacional do Câncer, Secretaria de Vigilância Sanitária, e Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A Pesquisa investiga o consumo diário e também o consumo ocasional de tabaco, as tentativas e os métodos utilizados nas tentativas de cessação, o aconselhamento médico, a exposição à fumaça ambiental do tabaco e a exposição à mídia pró e anti-tabaco.
Cabe rassaltar que pesquisas mostram que o tabagismo é a principal causa evitável de mortes prematuras e adoecimento. A epidemia tende a se multiplicar e os números crescem assustadoramente a cada dia. Medidas serão tomadas pelos países que ratificaram o tratado de controle do consumo do tabaco com a Organização Mundial da Saúde - OMS, e o Brasil está nessa.
É com muito orgulho que estou participando dessa pesquisa como Supervisor em Nova Friburgo - RJ e minha esperança é poder ver os resultados positivos que essa pesquisa poderá trazer tanto para o Brasil como também aos outros países participantes do acordo com a OMS.

Um abraço a todos e até a próxima !!!

Luiz Malvino
outubro de 2008

Nenhum comentário: