Somos queridos ?

Hoje quero viajar um pouco na filosofia. Quero pensar e falar sobre a importância da nossa vida. E nessa viagem eu começo me perguntando se existe um tempo certo para se ter a noção de que somos importantes para os outros, se é preciso amadurecer para nos certificarmos desse fato ou será que mesmo a criança, na mais tenra idade, apesar da inocência, já não desconfia de que a sua chegada e a sua presença é, de fato, importante para os seus entes queridos? E nós, adultos, já nos conscientizamos disso, ou será que ainda é cedo? O que será que precisa acontecer para que percebamos o nosso valor? O que será preciso acontecer para que a nossa auto-estima aflore, nos convencendo de que somos queridos e amados?
São tantos os questionamentos em minha mente, que chego a pensar que isso tudo é mesmo uma viagem. Por outro lado, às vezes me pergunto, também, se todo coleguismo, toda coerência, decência, irmandade e dignidade é bastante para que nos admirem e nos amem. Será que, hoje em dia, tantos valores são benquistos? Tenho, cá, muitas dúvidas! Apesar de todo o meu romantismo, também não sou tão tolo a ponto de me enganar facilmente em relação às pessoas. É claro que sonho muito com uma humanidade tranqüila, acolhedora, irmã... Apesar de que nem tudo está perdido, pois o mundo não é de todo ruim, graças a Deus!!! Porém é preciso melhorar muito ainda.
Tenho convicção de que tento, na maior parte do tempo, cumprir com minhas obrigações de cidadão, procurando ter alto-astral, sendo leal, amável, atento às necessidades do próximo, tendo calma, tendo “desconfiômetro” quando necessário, procuro ser doce ou firme na hora certa, procuro sempre ouvir e atender à voz do meu coração, e raramente erro agindo dessa forma. É lógico que não sou santo, nem tenho aptidão a sê-lo, entretanto, creio que devemos todos, agir da melhor forma possível para não sairmos por aí ferindo as pessoas. Palavras de carinho e de compreensão sempre são bem vindas e não nos custa nada. Todos nós gostamos de ser bem tratados pelos outros. A vida é sempre mais bela quando percebemos olhares carinhosos para conosco. Isso é que é viver!!!
Se não sou querido, a culpa não é minha, entretanto, as poucas pessoas que me querem bem são sempre bem vindas e acolho-as com o meu coração que é imenso e nele cabem tantos quanto chegarem se aninhando e permanecendo o tempo que quiserem. Sou feliz assim e pretendo prosseguir dessa maneira que é própria do meu ser.
Veio o desejo de abordar esse tema, que para mim, é importantíssimo. Não pelo fato de me sentir isolado ou desprezado, muito pelo contrário, sinto o carinho das pessoas, e creio que isso seja o reflexo das minhas atitudes para com elas.
E você, como se sente e deseja o próximo? Já havia pensado nesse assunto? Você costuma ouvir e obedecer à voz do seu coração?
Pois é, devemos seguir nessa diretriz se queremos viver num mundo melhor e se queremos passar para os nossos filhos uma filosofia de vida mais suave e salutar.
Um ótimo final de semana para você, muita paz e até a próxima.


Luiz Malvino
01/Nov/2008

Nenhum comentário: