IBGE divulga resultados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008 - 2009

A POF foi realizada em todo o território brasileiro, nas áreas urbana e rural, no período de 19/05/2008 a 18/05/2009 pelo IBGE com parceria do Banco Mundial e do Ministério da Saúde.

A pesquisa que abrange todos os estratos geográficos e socioeconômicos e que cobre todas as influências de datas e períodos especiais e estações do ano, investigou os orçamentos familiares, combinados com informações sobre as condições de vida e aspectos de nutrição dos brasileiros. De uma seleção de 68.373 domicílios, 55.970 responderam aos questionários ao longo dos 12 meses.

A divulgação da pesquisa foi apresentada ontem, dia 28, por Márcia Quintslr – Coordenadora de Trabalho e Rendimento, Edilson Nascimento Silva – Gerente da POF, André Martins – Tecnologista da POF e com a participação de Patrícia Jaime – Ministério da Saúde.

Os resultados mostram que 90% da população está consumindo poucas frutas, legumes e verduras – de acordo com o Ministério da Saúde o nível recomendado é de 400 gramas diários por pessoa.

A ingestão de bebidas com adição de açúcar (sucos, refrescos, e refrigerantes) é elevada, especialmente entre os adolescentes, que consomem o dobro da quantidade registrada para os adultos e idosos, além de apresentarem, também, uma alta freqüência de consumo de biscoitos, linguiças, salsichas, mortadelas, sanduíches e salgados.

A pesquisa detectou que quanto maior a renda familiar per capita mais alto é o índice de consumo de pizzas, salgados fritos, doces e refrigerantes e menor é o índice de ingestão de uma dieta saudável que inclui o arroz, feijão, peixe fresco e farinha de mandioca.

As prevalências de inadequação de consumo de alimentos destacam o excesso de ingestão de gorduras saturadas e açúcar (82% e 62% da população, respectivamente).

Pela primeira vez a pesquisa levantou informações sobre a ingestão de alimentos fora do domicílio e mostra que o consumo médio de calorias corresponde a aproximadamente 16 % do total ingerido e foi maior nas áreas urbanas, na região sudeste, com maior incidência sobre os homens da faixa de renda familiar per capita mais elevada.

Os resultados da pesquisa estão dispostos em três publicações: “Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil” – parceria com o Ministério da Saúde, “Tabela de Medidas Referidas para Alimentos Consumidos no Brasil” e “Tabelas de Composição Nutricional dos Alimentos Consumidos no Brasil”.
A publicação completa pode ser acessada na página:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009_analise_consumo/default.shtm

E também é possível gerar gráficos dinâmicos a partir das informações da pesquisa na página:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009_composiçao_nutricional/graficos_dinamicos/pof2011.html

Até a próxima!
Luiz Malvino
29jul2011

Sonhos

Olá !

Sonhar faz parte da vida de nós, seres humanos.

Nossas aspirações começam num sonho.

Ao longo do tempo e das circunstâncias que vivemos é que transformamos tudo em realidade.

É lógico que as oportunidades devem ser tomadas de súbito, pois na maioria das vezes, são elas, associadas ao nosso imenso querer, a grande razão do nosso sucesso.

Correr atrás dos sonhos, analisar, lutar, perseverar e insistir até que se realize os nossos projetos.

Tudo depende de nós, do nosso impulso inicial: "o primeiro passo".

Aliás a gente está sempre dando o primeiro passo.

Vamos continuar a nossa caminhada rumo ao sucesso ?

Boa sorte para você !!!

Grande Amor

Tudo no mundo é pequeno
Tudo é tal e qual um grão de areia
Se comparado ao amor do poeta
Nada tem o seu valor

O amor do poeta é urgente
Pois o seu coração não espera
O seu tempo é o presente
Ele não sabe do amanhã

Ele não se dá tempo ao tempo
E não se arrasta e nem se retarda
O poeta vai à luta
Pois de tão curto o seu tempo
Se agarra ao momento
Refirmando o seu amor

Luiz Malvino
27jul2011

Inspirado na música "Coisas Pequenas" de Pedro Ayres Magalhães
Gravada por Madredeus.

COISAS PEQUENAS

Coisas pequenas são coisas pequenas
São tudo que eu te quero dar
E essas palavras são coisas pequenas
Que dizem que eu te quero amar

Amar, amar, amar...
Só vale à pena
Se tu quiseres confirmar
Que um mgrande amor não é coisa pequena
Que nada é maior que amar

E a hora que te espreita é só tua
De certo não será só a que resta
A hora que esperei à vida toda
É esta, é esta...

E a hora que te espreita é derradeira
De certo já bateu a sua porta
A hora que esperaste à vida inteira
É agora, é agora...

Autor: Pedro Ayres Magalhães


Até a próxima !!!

Sobre família

Olá,
Hoje eu recebi de uma amiga um texto maravilhoso. Então resolvi buscar na Internet alguma informação do seu autor e me veio um "catatal" de blogs e mensagens, como em toda busca que a gente faz.
É lógico que muitas pessoas já conheciam o texto e até o seu autor, tanto que a lista de blogs que os divulgam é enorme. Mas eu não tô nem ai!!!! Serei mais um a divulgar. Coisas boas existem para serem mostradas. E tenho certeza que você vai gostar.
Trata-se de um texto extraído do livro "O arroz de palma" de Francisco Azevedo - Ed. Record / 2008. Um texto muito bem humorado e pincelado de muita sabedoria onde o autor dá várias dicas para se manter em família, curtindo-a confortavelmente.
Boa leitura e até a próxima !!!

Luiz Malvino
26jul2011

"Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema, principalmente no Natal e no Ano Novo. Pouco importa a qualidade da panela, fazer uma família exige coragem, devoção e paciência. Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível. Às vezes, dá até vontade de desistir. Preferimos o desconforto do estômago vazio. Vêm a preguiça, a conhecida falta de imaginação sobre o que se vai comer e aquele fastio. Mas a vida - azeitona verde no palito - sempre arruma um jeito de nos entusiasmar e abrir o apetite. O tempo põe a mesa, determina o número de cadeiras e os lugares. Súbito, feito milagre, a família está servida. Fulana sai a mais inteligente de todas. Beltrano veio no ponto, é o mais brincalhão e comunicativo, unanimidade. Sicrano - quem diria? - solou, endureceu, murchou antes do tempo. Este é o mais gordo, generoso, farto, abundante. Aquele o que surpreendeu e foi morar longe. Ela, a mais apaixonada. A outra, a mais consistente.
E você? É, você mesmo, que me lê os pensamentos e veio aqui me fazer companhia. Como saiu no álbum de retratos? O mais prático e objetivo? A mais sentimental? A mais prestativa? O que nunca quis nada com o trabalho? Seja quem for, não fique aí reclamando do gênero e do grau comparativo. Reúna essas tantas afinidades e antipatias que fazem parte da sua vida. Não há pressa. Eu espero. Já estão aí? Todas? Ótimo. Agora, ponha o avental, pegue a tábua, a faca mais afiada e tome alguns cuidados. Logo, logo, você também estará cheirando a alho e cebola. Não se envergonhe de chorar. Família é prato que emociona. E a gente chora mesmo. De alegria, de raiva ou de tristeza.
Primeiro cuidado: temperos exóticos alteram o sabor do parentesco. Mas, se misturadas com delicadeza, estas especiarias - que quase sempre vêm da África e do Oriente e nos parecem estranhas ao paladar - tornam a família muito mais colorida, interessante e saborosa.
Atenção também com os pesos e as medidas. Uma pitada a mais disso ou daquilo e, pronto, é um verdadeiro desastre. Família é prato extremamente sensível. Tudo tem de ser muito bem pesado, muito bem medido. Outra coisa: é preciso ter boa mão, ser profissional. Principalmente na hora que se decide meter a colher. Saber meter a colher é verdadeira arte. Uma grande amiga minha desandou a receita de toda a família, só porque meteu a colher na hora errada.
O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita. Bobagem. Tudo ilusão. Não existe “Família à Oswaldo Aranha”, “Família à Rossini”, Família à “Belle Meunière” ou “Família ao Molho Pardo” - em que o sangue é fundamental para o preparo da iguaria. Família é afinidade, é “à Moda da Casa”. E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.
Há famílias doces. Outras, meio amargas. Outras apimentadíssimas. Há também as que não têm gosto de nada - seriam assim um tipo de “Família Diet”, que você suporta só para manter a linha. Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.
Há famílias, por exemplo, que levam muito tempo para serem preparadas. Fica aquela receita cheia de recomendações de se fazer assim ou assado - uma chatice! Outras, ao contrário, se fazem de repente, de uma hora para outra, por atração física incontrolável - quase sempre de noite. Você acorda de manhã, feliz da vida, e quando vai ver já está com a família feita. Por isso é bom saber a hora certa de abaixar o fogo. Já vi famílias inteiras abortadas por causa de fogo alto.
Enfim, receita de família não se copia, se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia. A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outro aqui, que ficou no pedaço de papel. Muita coisa se perde na lembrança. Principalmente na cabeça de um velho já meio caduco como eu. O que este veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer. Se puder saborear, saboreie. Não ligue para etiquetas. Passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro.
Aproveite ao máximo.
Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se Repete"

Francisco Azevedo
Dramaturgo e Roteirista

Mensagem ao Amigo

Meu amigo, eu queria lembrar de todos os meus sonhos bons e poder encontrar uma possibilidade de torna-los realidade.
Gostaria de poder alçar vôo e planar, podendo, então, admirar tudo lá de cima, na paz, tal e qual os pássaros podem fazê-lo.
Pudera eu, realizar todos os desejos e sanar todas as inquietações que assombram a mente dos que eu quero bem.
Pudera ter poderes e solucionar problemas e dilemas do nosso povo, mas, infelizmente não sou político e nem tenho aspiração para tal, muito pelo contrário, odeio esse sistema político que nos empurra goela abaixo as suas falcatruas. O que eu poderia fazer, nesse caso, ou aprender fazer além do que já fiz por todos estes anos como eleitor? Acredito que seja desistir dessa corja. Aliás, acho que já estou mesmo desistindo, pois já não tenho dado o meu voto de confiança a nenhum deles. Porém não acredito que seja esta a solução. O certo, talvez, seria engaiolá-los para aprenderem a ser mais honestos e cumprirem a sua parte nessa história. Mas nem isso ocorre. A impunidade assola essa Nação, tornando-os mais forte ainda e, com mais facilidades de corrupção.
Hoje, eu gostaria de ter muitos amigos ao meu lado. Amigos de verdade, igual aos dos filmes. Aqueles que estão sempre prontos para o que der e vier. Gostaria de poder retribuí-los dessa amizade, entregando o meu coração e ofertando todo o amor que eles possam merecer.
Gostaria de viver, muito mais, para poder realizar todos esses e muitos outros desejos e então deitar tranqüilo no travesseiro.
Nem você e nem eu temos poderes extraordinários, então o que podemos, sempre, é pedir ao Supremo a sabedoria para vivermos essa nossa passagem, em paz, com saúde, com esperanças e muito amor no coração para suportarmos todas as pressões externas que vierem. Só Ele mesmo pode tornar possível qualquer coisa.

Bom dia do amigo para você!

Até a próxima.

Luiz Malvino
20jul2011

Viver cada momento

Olá,

Passamos ótimos dias em Nova Friburgo.
Foram dias especiais para mim e para a Norma.
Curtimos o nosso cantinho de paz, nossos bichinhos, fizemos parte daquela Natureza !!!
Aquele lugar faz muito bem para nós...
Recarregamos as nossas baterias para podermos suportar mais um pouco o caos urbano do Rio de Janeiro.
Neste fim de semana passado, lavei a alma cantando muiiiiiiito...
Fui convidado para tocar no Chakai, uma pizzaria e restaurante bem conhecida, que fica no Cônego. Foi maravilhoso!!!!
Abaixo você pode curtir um pouco do que fiz no palco daquela casa espetacular !!!

http://www.flickr.com/photos/luizmalvino/5951658524/in/photostream

Agora estamos de volta ao Rio de Janeiro. A luta continua. Ainda ficarei por aqui por oito anos, até me aposentar e ai sim, quem sabe, voltaremos para a nossa terrinha!!!???!!!
Por enquanto vamos curtindo assim aos poucos. O futuro a Deus pertence: vamos deixando rolar...
e curtindo cada momento com muito amor.

Até a próxima !!!

Luiz Malvino
18jul2011

OFERTA DO SITE BOA DA SERRA

APROVEITE A OFERTA DO SITE DE COMPRAS DA REGIÃO SERRANA "BOA DA SERRA", GARANTA O SEU CUPOM E AINDA CURTA MUITA MÚSICA COM LUIZ MALVINO, NESTE SÁBADO, DIA 16, NO CHAKAI, A MELHOR PIZZARIA E RESTAURANTE DE NOVA FRIBURGO.

O CHAKAI FICA NO CÔNEGO.

SIGA O LINK E ADQUIRA O SEU CUPOM  COM UMA OFERTA ESPECIAL, AINDA PODENDO CURTIR UMA NOITE AGRADÁVEL NO CHAKAI COM MUITA MÚSICA NESTE SÁBADO DIA 16 DE JULHO DE 2011:

http://www.boadaserra.com.br/ofertas/chakai


NÃO PERCA !!!!


Acesse o Site, veja o regulamento, adquira o seu cupom e aproveite a oferta.


Luiz Malvino
13jul2011

Espelho de Mim

Espelho de mim
Em busca do saber
Da eterna esperança e inocência
Da beleza da vida
E do amor às pessoas

O espelho de mim
Traz-me as boas lembranças
Reavivando-me o ar juvenil
Reeditando imagens passadas
Adormecidas no tempo

Há uma reprise de gestos e pensamentos
E as ações desse reviver
É um retorno prazeroso do meu ser
Que atua inconsciente e perfeitamente
Tal qual eu pude ser

É como se aqueles dias de lá
Viessem para os de cá
E eu novamente em cena
Comemorando o meu viver
Infinitamente feliz

No espelho de mim...

Luiz Malvino
06jul2011

(Para o meu filhote João Gabriel, com muito amor)